11 Jul
1. Cultura
É um todo orgânico, um sistema, um conjunto cujas partes se relacionam estreitamente.
2.Herança Cultural
É quando cada sociedade transmite as novas geraçõeso patrimonio cultural que recebeu de seus antepassados.
3.Educação Formal
Quando obedece a uma organização previamente planejada.
4.Educação Informal
Quando a trasmissão da cultura se dá por intermedio da familia ou da convivencia com o grupo adulto.
5.Identidade Cultural
São individuos que compartilham a mesma cultura. Quando se senté pertencente ao grupo, é por meio dela que se desenvolvé o sentimento de pertencimento a uma comunidade.
6.Cultura Material
Consiste em todo tipo de utensilios produzidos em uma sociedade e tem uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade.
7. Cultura Não-Material
Abrange todos os apectos moráis e intelectuais da sociedade
8. Traços Culturáis
É o menor componente representativo de uma cultura. São unidades de uma cultura.
9. Complexo Cultural
É a combinação dos traços culturáis em torno de uma atividade básica
10. Área Cultural
É a regíão em que predominam determianados complexos culturáis
11. Padrão Cultural
É um conjunto de normas que regem o comportamento dos individuos de determinada cultura ou sociedade.
12. Subcultura
No interior de uma cultura podem aparecer diferenças significativas, caracterizando a existencia de uma subcultura
13. Multiculturalismo
É um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, com no mínimo uma predominante.
14. Patrimônio Cultural
É o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo.
15. Invenção
São geradas pela combinação entre o patrimonio cultural da sociedade e determinadas necessidades sociais.
16. Difusão
É quando alguns traços culturáis, como uma nova moda ou um equipamento recentemente inventado, difundem-se não só na sociedade em que tiveram origem, mas também entre outras culturas, geralmente por intermédio dos meios de comunicação (jornais, revistas etc)
17. Aculturação
É um processo de mudança cultural provocada pelo contato entre dois ou mais grupos culturamente distintos, e no qual um desses grupos assimila aspectos da cultura de outro grupo.
18. Marginalidade Cultural
São aqueles que não conseguem se integrar totalmente a nenhuma das culturas que os rodeia, ficam a margem da sociedade.
19. Contra Cultura
É quando, nas sociedades contemporáneas encontramos pessoas que constetam certtos valores culturáis vigetes, opondo-se radicalmente a eles
20. Controle Social : Difuso e Institucionalizado
difuso: é nas comunidades isoladas e pequenas, como os povoados do interior ou as aldeias indígenas, muitas vezes de carater religioso
institucionalizado: nas sociedades complexas, é institucionalizado, há orgãos e instituíções sociais encarregados de sua aplicação, como a policía etc.
21. Funções do controle social e exemplo de cada um
a de ordem social (ligam-se a aplicação de normas e de leí) a de proteção social (relacionam-se ao cumprimento de normas que beneficiam setores menos protegidos da sociedade) e a de eficiencia social ( estão relacionadas com regras e procedimentos que levem os individuos a contribuir de forma produtiva para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade.
22. Xenofobia
É uma «exaltação acrítica de outra cultura» à qual se atribuí «uma qualidade irreal, estereotipada e exótica. A xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países, mas de outras culturas, subculturas ou sistemas de crenças. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivídúo como aversão ou ódio, gerando preconceitos.
23. Etnocentrismo
É um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor, seja pela sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manías, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir.
24. Preconceito
É um «juízo» preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude «discriminatória» perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou «estranhos».
25. Racismo
É a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando carácterísticas físicas hereditárías a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestáções culturáis.
26. Industria Cultural
É o nome dado a empresas e instituíções que trabalham com a produção de objetos, cañáis, jornais etc, baseadas na cultura visando o lucro.
Deja un comentario